Evidência Para o Cristianismo!
Muitas pessoas gostam de afirmar que a Bíblia é um livro de contos de fadas ou mentiras, que não há provas, e isso é impreciso. A arqueologia bíblica descobriu algumas evidências substanciais que não apenas confirmam os eventos, mas também mostram que a Bíblia é historicamente precisa. Nesta página, verá uma lista das descobertas mais significativas dos arqueólogos bíblicos
Estela de Messa/Pedra Moabita:
A Estela de Messa descreve as vitórias dos moabitas, rei Messa contra a Casa de Omri (Israel), traz a mais antiga referência extra-bíblica ao Deus israelita Yahweh, e a mais antiga menção à "Casa de Davi" (ou seja, o reino de Judá). Um dos dois únicos artefatos conhecidos que contém o dialeto "moabita" das línguas Cananéias.
Também vale a pena notar que fora desta estela e da Bíblia, nós não sabemos absolutamente nada sobre o Rei Messa.
"Messa, rei de Moabe, era criador de ovelhas. Costumava pagar ao rei de Israel um tributo anual de cem mil cordeiros e a lã de cem mil carneiros. Depois da morte de Acabe, porém, o rei de Moabe se rebelou contra o rei de Israel. Então, sem demora, o rei Jorão partiu de Samaria e reuniu o exército de Israel," (2 Reis 3:4-6).
Os Monólitos de Curque são duas estelas assírias que contêm um registro do reinado de Ashurnasirpal II e seu filho Shalmaneser III. Eles também incluem uma referência a Israel e ao rei Ahab. As inscrições afirmam que Ahab de Israel forneceu 10.000 soldados e 2.000 carruagens. Isto indica que Israel era uma grande força militar na época; deve-se notar também que alguns historiadores afirmam que isto poderia ser um erro, mas a grande maioria aceita os números como corretos.
"Salmaneser, rei da Assíria, atacou o rei Oseias e o obrigou a lhe pagar tributos." (2 Reis 17:3).